terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Agora meus olhos te vêem... (Quando tive câncer)

Estimados amigos e irmãos:

Quero agradecer a todos pelas mensagens e expressões de carinho, respeito, reconhecimento e consideração que tenho recebido de alunos, ex-alunos, amigos, colegas, irmãos em Cristo etc. Saibam que suas palavras foram e serão sempre bem-vindas, junto com suas orações.

Interessante como as pessoas têm se admirado sobre como é possível eu estar tão tranqüilo e sereno nessa situação toda. Mas é preciso que eu diga que somente a fé e a relação verdadeira com o Jesus é que permitem isso, pois não vem de nós mesmos, mas do Espírito de Deus. E o mundo não pode entender, é claro.

Estou bem, por dentro e por fora. Tenho dito a Jesus qual é a minha vontade, e tenho pedido a Ele que a realize, se possível. Mas tenho deixado claro a Ele minha humilde submissão à Sua Vontade Perfeita e Soberana, pois sei que Ele quer o melhor para nós, mesmo quando não entendemos tudo.

Na Bíblia, homens como Noé, Moisés, Jó, Josué, Daniel, Elias, Eliseu, Abraão, José, Paulo, Pedro, João e tantos outros passaram por maus bocados, e saíram amadurecidos – o propósito da permissão de Deus foi prepará-los para a árdua missão que eles tinham a realizar. Ora, se homens de tal qualidade enfrentaram dificuldades, quem sou eu, reles trapo, para não passar por elas, também?

Presto atenção e tento aprender principalmente com algumas passagens da Palavra de Deus, entre tantas...

Numa, fala-se do sábio José, depois de vendido pelos irmãos como escravo, e dentro da cadeia, acorrentado; mas a Bíblia diz: "E o Senhor era com Ele". O homem comum pergunta: como é possível Deus estar com uma pessoa acorrentada, presa, vendida como escrava? Ora, Deus tinha um plano para ele, que exigia José passando por aquela tribulação. Ele estava sendo preparado para tornar-se governador do Egito, o segundo depois do faraó, o mesmo que permitia que ele estivesse aprisionado...

Noutra, Davi, um jovem pastor de ovelhas pobre, que vivia quieto em seu ofício, foi de repente chamado para ser rei pelo profeta Samuel, escolhido por Deus. Depois disso, foi perseguido por Saul e seu exército, se refugiou sozinho em cavernas, se abrigou no deserto, enfrentou animais selvagens e passou fome e sede. Tudo isso sem entender muita coisa... Mas foi nos momentos de angústia e de sofrimento que Davi, chamado depois de "o homem segundo o coração de Deus", escreveu os mais belos hinos e salmos, que até hoje ensinam e abençoam milhões de pessoas no mundo. Depois veio saber que seu próprio reinado não teria tido sucesso se Deus não o tivesse permitido padecer sofrimento no deserto.

Também há aquela em que o apóstolo Pedro ouve de Jesus que todos os discípulos morreriam de forma violenta, menos o apóstolo João, que ficaria para ter as visões e escrever o Apocalipse. Pedro questiona Jesus: "por que ele, e não eu"? E Jesus, em Sua Perfeita Soberania, lhe responde: "que te importa se assim tem que ser? Quanto a ti, segue-me”.

A maioria teve de construir assim a sua fé e sua relação com Deus. E não só eles, mas milhares e milhares de cristãos em toda a Terra, ao longo da História. Por que seria diferente comigo?

E, é claro, o próprio Jesus, quando, na iminência de Seu Sacrifício (por saber todo o imenso peso que lhe cairia sobre os ombros, o do pecado de toda a Humanidade, passado, presente e futuro), orou a Deus Pai e pediu: "se possível, passa de Mim este cálice". Submisso, porém, completou: "mas que seja feita a Tua Vontade". E assim Ele, que não tinha pecado nem merecia, por Amor Incondicional a nós é que se deixou ser morto, e com muito sofrimento. Entretanto, cumpriu as profecias, ressuscitou, vencendo a morte em nosso lugar, e consumou a obra de Redenção da Humanidade.

Faço minhas as palavras do cantor Paulo César, do Grupo Logos (grupo musical evangélico), que escreveu a música "Espinhos". Nela ele alude à passagem onde Jesus recebe em Sua cabeça a dolorosa coroa de espinhos, entre outros sofrimentos; logo Ele, perfeito, santo e justo, e que se dizia "O Cabeça" e nós, Seus seguidores, "O Corpo". Então, na música, Paulo César diz: "Se as pontas aguçadas da coroa te feriram, ó Cabeça; eu, que sou corpo, parte do Teu Corpo, não devo reclamar... Dá-me mais graça, Senhor, dá-me mais graça...". Isso em alusão à passagem em que Paulo pede a Deus para lhe tirar o "espinho na carne", e o Senhor lhe responde: "A minha Graça te basta".

Portanto, quem somos nós para reclamar dos espinhos com os quais a vida nos fere, se o próprio Senhor Jesus os teve cravados na cabeça, Ele, que não pecou nem mereceu todo aquele sofrimento?

Sou cristão há anos. E não um cristão nominal, muito menos "religioso", mas praticante, engajado mesmo. Porém, sempre desconfiava que houvesse algo de errado com minha fé – ela parecia meio "artificial", um tanto “intelectualizada”, racionalizada. Faltava alguma parte muito importante e que eu não sabia bem o que era. Sinceridade jamais me faltou, nem firmeza de propósito. Sempre estive e estou convicto de minha salvação eterna em Jesus. Contudo, é como se tivesse alguma pecinha desconjuntada, esperando a hora certa de se encaixar... Sempre achei que dependia de Deus e confiava nEle, mas também sentia que faltava algo nessa relação, e, de novo, eu não sabia o que era.

Agora estou descobrindo. Eu pensei que sabia o que é depender de Deus, que sabia o que é ter fé e confiar nEle de verdade. Mas não sabia. Tinha só uma vaga noção. Muitas coisas já vinham acontecendo comigo nos últimos anos, nessa área, mas o Senhor estava aguardando o momento certo para me fazer crescer, entender, aprender, ser.

Agora, as palavras de Jó começam a fazer, para mim, todo o sentido: "antes eu te conhecia de ouvir falar; mas agora os meus olhos te vêem"...

Só isso já não compensa tudo pelo que estou passando, em matéria de saúde? Creiam-me: estou com câncer, mas estou feliz, muito feliz.

Agora, acho que estou quase pronto, seja para ser curado, seja para permanecer sofrendo fisicamente, seja até para morrer – como dizia o apóstolo Paulo, se considerarmos o que nos espera na eternidade, a nós, que temos Jesus verdadeiramente, "o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Em breve estarei com vocês, no ritmo de antes. Mas se o Senhor assim o permitir, é claro.

Beijos, e obrigados!!!

Ricardo.

Mensagem enviada aos amigos e irmãos em maio/2006.

Nenhum comentário: